Terapias alternativas com cannabis e seus benefícios
As terapias alternativas com cannabis são uma realidade no Brasil e no tratamento de várias doenças graves.
Inclusive, muitos pacientes apenas sentem o alívio dos seus sintomas com a administração de medicamentos à base de canabidiol.
Por conta dos seus benefícios, é importante que mais pessoas conheçam essas terapias alternativas com cannabis, desmistificando os preconceitos por trás desses métodos. Venha conosco e saiba mais!
Leia também:
Como funcionam as terapias alternativas com cannabis?
As terapias alternativas com cannabis, mais especificamente com o canabidiol (CBD), são reconhecidas desde 2014 pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), autorizando o uso de medicamentos à base dessa substância.
Desse modo, quando as medidas tradicionais não surtem efeito, os médicos podem propor esse tratamento alternativo aos seus pacientes.
Além disso, estudos vêm demonstrando seus efeitos positivos no tratamento de inúmeras doenças, proporcionando ótimos resultados em pessoas que não conseguiam mais alívio dos seus sintomas.
Isso acontece, pois o tetra-hidrocanabinol (THC) e o canabidiol (CDB) interagem com o sistema endocanabinóide, responsável por regular funções vitais.
Assim, ao ingerir medicamentos à base dessas substâncias, o paciente consegue regular essas funções.
No entanto, as terapias alternativas com cannabis ainda possuem uma regulamentação muito densa no Brasil e seu acesso não é fácil — a Anvisa exige o cumprimento de vários requisitos para liberação dos medicamentos.
Qual a relação da medicina integrativa e a cannabis?
A medicina integrativa é uma abordagem holística, que combina práticas de medicina convencional com terapias alternativas, incluindo o uso da cannabis.
Inclusive, a planta apenas é incluída nesses tratamentos devido suas comprovações científicas, que comprovam seu alto potencial terapêutico e benefícios para a saúde dos pacientes.
Dentre eles, há um estudo realizado por pesquisadores do departamento de farmacologia da Universidade Mikulicza-Radeckiego, na Polônia, o qual demonstra que os receptores do sistema endocanabinoide regulam a ansiedade e o controle emocional.
Benefícios das terapias alternativas com cannabis
As terapias alternativas com cannabis são geralmente usadas em pacientes com doenças graves ou sem cura, que não conseguem conforto com os tratamentos tradicionais.
Atualmente, esses métodos são constantemente aplicados em pacientes como:
-
Epilepsia;
-
Autismo;
-
Esclerose múltipla;
-
Dores crônicas;
-
Quimioterapia;
-
Anorexia;
-
TDAH;
-
Doença de Parkinson.
Além disso, o Canabidiol também vem demonstrando efeitos positivos nos tratamentos de distúrbios que afetam a saúde mental, como ansiedade, depressão e síndrome de burnout.
No entanto, para adotar as terapias alternativas com cannabis, você deve estar acompanhado de um profissional, que irá determinar a melhor abordagem para o seu quadro.