Cannabis e saúde mental

Cannabis e saúde mental: quais são os benefícios do tratamento?

Pesquisas recentes vêm demonstrando a relação entre a cannabis e saúde mental, abrindo mais uma possibilidade para tratamentos de diferentes problemas.

Como desde 2015 o canabidiol deixou a lista de substâncias proibidas do Brasil, podendo ser prescrito como medicamento, as pesquisas se intensificaram ainda mais.

Nesse conteúdo, saberemos mais sobre a relação entre cannabis e saúde mental, compreendendo quais problemas podem ser beneficiados e seus efeitos. Boa leitura!

Leia também:

 

Existe relação entre Cannabis e saúde mental?

Os efeitos medicinais da maconha sempre foram discutidos, em especial quando falamos no tratamento de transtornos que afetam nossa saúde mental.

Inclusive, estudos apontam essa relação entre a cannabis e saúde mental, demonstrando que o canabidiol — substância derivada da planta — ajuda pessoas que enfrentam problemas como depressão, ansiedade, insônia e até mesmo Burnout.

Contudo, assim como todo medicamento, o canabidiol possui algumas contraindicações e efeitos colaterais, que devem ser observados antes da sua recomendação.

Por isso, a cannabis e saúde mental funcionam quando há a prescrição de medicamentos por um médico, que irá analisar o quadro do paciente, incluindo outros problemas que eles possam ter, e determinar se esse medicamento é realmente adequado.

 

Quais doenças podem ser tratadas com Canabidiol?

Recentemente, os estudos sobre a cannabis e saúde mental se intensificaram, permitindo que os pesquisadores compreenderem mais sobre os efeitos da substância no organismo, incluindo seus possíveis benefícios.

Desse modo, foi possível constatar seu impacto em transtornos mentais comuns na população, especialmente nos sintomas da ansiedade e depressão.

Além disso, outro estudo brasileiro apontou os benefícios do canabidiol na redução dos sintomas de burnout.

Ainda assim, é importante ficar atento aos efeitos adversos do uso da cannabis, principalmente para quem apresenta outros problemas de saúde e sempre optar pela prescrição médica, no caso da maconha medicinal.

 

Como funciona a prescrição médica desse tratamento?

Ao falarmos sobre a cannabis e saúde mental, saiba que estamos nos referindo ao canabidiol, uma substância que não promove efeitos psicoativos, mas interfere nas condições acima.

Inclusive, apenas essa substância pode ser prescrita por médicos, como forma de tratamento para determinadas doenças, autorizadas pela Anvisa.

Caso não haja essa autorização, você não conseguirá comprar os medicamentos, que devem estar devidamente registrados na Anvisa.

Além disso, a prescrição médica deve conter dose, via de administração e duração do tratamento, bem como não pode substituir outras vias tradicionais, como medicamentos psiquiátricos convencionais e a terapia cognitivo-comportamental!

E você? Já conhecia a relação entre a cannabis e saúde mental?