Maconha pode ajudar no TDAH?

Maconha pode ajudar no TDAH?

A busca por métodos que ajudem a melhorar sua qualidade de vida é constante em quem tem TDAH.

Afinal, os sintomas desse transtorno podem atrapalhar bastante sua rotina, relacionamentos e até mesmo crescimento profissional.

Nesse cenário, a maconha medicinal vem surgindo como uma solução, pelo menos, para quem busca o alívio dos sintomas e efeitos do TDAH. Venha conosco nesse texto e saiba se a cannabis realmente pode ajudar no seu tratamento…

Leia também:

O que é TDAH?

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade é uma condição que combina comportamentos como desatenção, impulsividade e hiperatividade, que costumam se manifestar de forma mais intensa e frequente do na maioria das pessoas.

Como resultado, as pessoas com TDAH costumam ter mais dificuldade em se concentrar em determinadas atividades, o que pode atrapalhar seu desempenho educacional, profissional e até mesmo sua qualidade de vida.

Qual a relação entre maconha e TDAH?

Um estudo realizado em Israel e financiado pela Fundação Gruss Lipper demonstrou que o tratamento com a maconha medicinal ajudou alguns pacientes a interromper o uso de medicamentos para TDAH.

Além disso, algumas pesquisas observacionais vêm constatando que a cannabis consegue reduzir a hiperatividade e impulsividade típicas desse transtorno, assim como melhora a qualidade do sono dos pacientes.

No entanto, esses estudos ainda não possuem grupos de controle, sendo mais baseados em observações e análises em animais — ou seja, é preciso ainda mais pesquisas para comprovar os efeitos da cannabis no tratamento do TDAH.

Infelizmente, ainda existem poucos pesquisadores dedicados a descobrir essa relação e, por isso, não há muita fundamentação científica.

Ainda assim, é importante conversar com o médico sobre essa possibilidade. Afinal, os princípios ativos do canabidiol (CBD) possuem potenciais terapêuticos, que podem auxiliar nesse tratamento, principalmente em adultos.

Inclusive, esse acompanhamento é importante, para evitar o surgimento de efeitos negativos, como o vício, mau funcionamento cognitivo e até mesmo surgimento de outros transtornos.

Outras doenças tratadas com a maconha medicinal

O uso da maconha no tratamento de diferentes condições é um campo de estudo que vem ganhando destaque, demonstrando que a substância produzida pela cannabis pode ajudar no alívio de sintomas de diferentes doenças.

Atualmente, as mais conhecidas e indicadas são:

  • Dor crônica;

  • Autismo;

  • Câncer;

  • Demências como Alzheimer;

  • Espasticidade muscular;

  • Mal de Parkinson;

  • Glaucoma;

  • Lesões musculares;

  • Fibromialgia;

  • Transtornos de ansiedade;

  • Estresse pós-traumático.

Mesmo sendo um campo recente, acreditamos que a maconha ainda será uma grande aliada não apenas para as pessoas com TDAH, mas com outras condições.