A MACONHA PODE ALIVIAR A ANSIEDADE?

O THC, por exemplo, um componente da erva, possui efeitos sedativos e relaxantes, sendo bastante eficiente para algumas pessoas, podendo variar dependendo do tipo de organismo, do tipo de maconha, da dosagem e da forma de consumo. Confira alguns fatores que podem explicar por que a Cannabis medicinal pode aliviar a ansiedade:

 

Componentes específicos:

 

Alguns componentes da maconha, como o THC e o CBD, tem propriedades que ajudam a tratar a ansiedade.

 

Ativação do sistema endocanabinoide:

A ativação do sistema endocanabinóide, está envolvido diretamente no controle deste sentimento reduzindo a preocupação excessiva e o nervosismo.

 

Redução da atividade cerebral:

Desacelera os pensamentos, tranquiliza, devido à redução da atividade cerebral em áreas que estão associadas à ansiedade.

 

Relaxamento muscular:

Possui efeito sedativo e relaxante, o que pode ajudar a aliviar a tensão muscular, contribuindo na diminuição dos sintomas.

 

Aumento da produção de Serotonina:

Aumenta a produção de Serotonina, que é um neurotransmissor que está relacionado aos sentimentos de satisfação e bem-estar regulando o sono, o ritmo cardíaco, os sintomas da ansiedade, entre outros.

 

Ação nos receptores GABA:

A maconha pode ter efeitos nos receptores GABA (ácido gama-aminobutirico), um neurotransmissor que está diretamente envolvido no controle da ansiedade. Ele aumenta as ondas cerebrais associados a um estado relaxado (ondas alfa) diminuindo o estresse.

 

Redução da atividade do sistema nervoso simpático:

Ajuda a reduzir a atividade do sistema nervoso simpático, responsável pela resposta de "luta ou fuga".

 

Alívio da dor

Alívio da dor crônica devido aos seus componentes químicos, os canabinoides, o que pode ajudar a reduzir a ansiedade associada à dor.

 

Melhora do humor

Possui efeitos que melhoram o humor, o que pode ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse, fornecendo energia e foco.

 

Vale ressaltar que:

A ansiedade é um sentimento comum a todos nós diante a situações comuns da vida, como, por exemplo, a espera do resultado de uma prova, falar em público, cumprir determinada meta, ou encarar algum tipo de desafio. Essas situações podem nos deixar ansiosos.Porém, quando esse sentimento passa a ser algo constante e intenso e começa a afetar a vida pessoal, profissional e nas relações interpessoais, é fundamental procurar ajuda profissional, para a definição de um diagnóstico preciso e indicação do melhor tratamento. Em alguns casos o THC, um dos componentes da Maconha citado acima, pode causar efeitos psicoativos em doses elevadas, o que pode piorar a ansiedade em algumas pessoas. Nesse caso o recomendado é sempre usar com cautela e sob a supervisão de um profissional de saúde para maior segurança.

A Slow valoriza a vida e as mais diversas formas de fazer com que as pessoas tenham mais saúde e bem-estar dizendo não ao preconceito e sim a qualidade de vida com responsabilidade e consciência.

Para conhecer mais sobre nossos projetos e produtos acesse http://www.slowburning.com.br

Você já sabia dos efeitos da Maconha na redução dos sintomas da ansiedade? Deixe um comentário neste artigo citando o benefício que mais chamou a sua atenção, para podermos trazer mais conteúdos como este!

Abraço família, até o próximo artigo!