Maconha para aliviar o Burnout?

Maconha para aliviar o Burnout?

Ter um dia ruim no trabalho é normal. Se sentir improdutivo e estressado algumas vezes pode acontecer, diante a um novo projeto, a mudança de gestão, prazos curtos, etc. Mas, é bom ficar em alerta! Quando essa condição eventual se transforma em rotineira, causando esgotamento mental e físico, pode ser um forte indício da Síndrome de Burnout.

Trazendo diversos impactos negativos na vida profissional, o Burnout gera sentimentos de baixa autoestima, fracasso, desânimo, tristeza, isolamento, exaustão prolongada e até mesmo transtornos de ansiedade e depressão, impactando também na vida pessoal.

Segundo levantamento realizado pela International Stress Management Association (Isma), o Brasil está em 2.º lugar no ranking dos países com mais casos de Burnout, perdendo apenas para o Japão que possui 70% da população impactada pela síndrome. 

Reconhecida como doença ocupacional em 2022 pela OMS, hoje, conforme a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), 100 milhões de brasileiros sofrem com Burnout, um número alarmante.

 

Síndrome de Burnout: Tem cura? Qual a melhor forma de tratar a doença?

O primeiro passo para o tratamento é a aceitação que de fato você esteja lidando com um distúrbio emocional gerado pelo excesso de trabalho. Seja qual for a profissão, qualquer profissional pode sofrer com a doença. O segundo passo é buscar apoio especializado.

O tratamento do Burnout é feito com Psicoterapia e pode envolver em alguns casos a prescrição de medicamentos, entre eles antidepressivos e/ou ansiolíticos. Geralmente o tempo, em média de tratamento, dura de um a três meses, sendo um pouco mais prolongado em alguns casos.

Vale ressaltar que o Burnout é uma doença ocupacional e tem cura, sendo de direito do profissional o afastamento de seu empregador para que o tratamento seja eficiente. O recebimento de auxílio-doença do INSS é assegurado neste período.

 

Canabidiol: entenda quais os benefícios no tratamento da síndrome do esgotamento profissional

Poderoso componente derivado da Maconha, o Canabidiol(CBD), tem uma funcionalidade medicinal abrangente, tratando milhares de doenças crônicas e condições clínicas. Com comprovação científica dos benefícios aparentes no quadro de pacientes canábicos, os estudos sobre o Canabidiol e a Síndrome de Burnout têm aumentado, evidenciado resultados mais que satisfatórios, é o que mostra um teste clínico realizado no Hospital Universitário da USP de Ribeirão Preto (SP) com 120 voluntários, profissionais da saúde que estavam na linha de frente da Covid-19.

Os profissionais foram divididos em dois grupos para comparação: o primeiro grupo não recebeu o Canabidiol, enquanto o segundo recebeu doses diárias de 300ml do medicamento por quatro semanas. Vale lembrar que todos os profissionais de saúde receberam o apoio de psiquiatras, assim como praticaram exercício físico de baixo impacto.

O grupo que utilizou Canabidiol teve um resultado surpreendente, saindo em disparada na redução dos sintomas do Burnout: uma queda de 60% na ansiedade, 50% da depressão e 25% dos sintomas associados à fadiga emocional dos profissionais. Apenas cinco casos tiveram efeitos colaterais, sendo três rapidamente contornados. Dois voluntários decidiram por descontinuar o tratamento.

 

Mas, e F1 causa o mesmo efeito do óleo de CBD?

A resposta é NÃO! Diferente do Canabidiol (CBD), a Maconha tem THC, um efeito psicoativo que entrega um prazer momentâneo. O bem bolado pode até relaxar, acalmar por algumas horas, mas vale lembrar que quando usado como válvula de escape para "aguentar" os sintomas do Burnout e "encarar" mais um dia massivo, e outro, e mais outro, e assim por diante, as consequências podem ser graves.

Concluindo, se você vive todos os dias sem ânimo de levantar para trabalhar, sente dor de cabeça e cansaço ao extremo para cumprir até as demandas mais simples, não espere nenhum CNPJ valorizá-lo!

Faça, pela pessoa mais importante deste mundo: você mesmo. Procure a ajuda de um médico que seja apto a prescrever a Cannabis medicinal, inicie o tratamento quanto antes!

Esse artigo te ajudou? Envie para um amigo que já tenha comentado com você o quanto está sobrecarregado no trabalho. Muitas vezes o Burnout pode ser solitário. Ajude-o a identificar os sintomas e possível tratamento com CBD com essa importante informação.

Fonte:

https://exame.com/ciencia/derivado-da-maconha-e-eficaz-contra-burnout-a-sindrome-do-esgotamento/

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/sindrome-de-burnout#:~:text=locais%20mais%20indicados.-,Tratamento,mais%20tempo%2C%20conforme%20cada%20caso

https://istoedinheiro.com.br/brasil-e-o-segundo-pais-com-mais-casos-de-burnout-diz-levantamento/

AnsiedadeBurnoutCanabidiolCbdDepressaoMaconhaThcTratamento