É possível ter overdose de maconha? Veja a resposta!

É possível ter overdose de maconha? Veja a resposta!

Afinal, é possível ter overdose de maconha? Temos uma boa e uma má notícia para você.

Vamos começar logo pela boa (ótima) notícia: não há nenhum registro de morte causada pelo consumo da Cannabis, diferente do que ocorre com os usuários de outras drogas perigosas — ou até mesmo do cigarro.

A má notícia é que algumas pessoas costumam espalhar esse e outros mitos, causando estigmas e até mesmo conflitos desnecessários aos seus usuários.

Pensando nisso, vamos sanar a dúvida de se é possível ter overdose de maconha e eliminar outros mitos relacionados ao seu consumo. Boa leitura!

Leia também:

 

É possível ter overdose de maconha?

Não é possível ter overdose de maconha!

Diferente de outras drogas perigosas, como os opiáceos, não há indícios de que a cannabis possa causar uma overdose, especialmente nos quadros em que há risco de morte.

Inclusive, essa é uma informação confirmada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), visto ser uma droga natural e que não possui substâncias causadoras de overdose fatal.

Até porque, diferente dessas outras drogas, a maconha possui indicações de uso medicinal, demonstrando proporcionar benefícios ao organismo e não a morte.

 

Maconha x cigarro: qual possui maior risco de morte?

As pessoas que se preocupam (sem fundamento) se é possível ter overdose de maconha, fecham os olhos para uma substância vendida de forma mais fácil e com riscos (comprovados) bem mais graves: o cigarro.

Isso mesmo! Dados demonstram que o cigarro possui potencial de vício e de morte maior do que a maconha.

Afinal, enquanto a Organização Mundial da Saúde destacou que o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas anualmente, não há casos registrados de morte por conta da cannabis.

No entanto, o que é encontrado facilmente nas prateleiras de supermercados?

 

Outros mitos relacionados ao consumo de maconha

Além do mito de que é possível ter overdose de maconha, pessoas contrárias espalham informações incorretas sobre o consumo da cannabis, sem qualquer embasamento científico.

Confira abaixo os mais populares, especialmente na internet, e descubra a verdade:

  • Maconha não queima os neurônios, mas pode afetar o desenvolvimento do córtex pré-frontal entre as pessoas mais jovens;

  • Maconha não é “porta de entrada” para outras drogas, não havendo nenhum fator químico que cause a necessidade de procurar substâncias mais fortes;

  • O uso da cannabis não afeta as memórias a curto prazo, isso apenas ocorre em casos de intoxicação;

  • Maconha não causa efeitos negativos nos hormônios sexuais dos usuários, na verdade, o álcool mais associado a esse problema.

 

Portanto, enquanto não houver um quadro de morte devido ao consumo da Cannabis, podemos afirmar que não é possível ter overdose de maconha.

Ainda assim, você deve ficar atento aos riscos relacionados ao seu consumo, especialmente se estiver lidando com outros problemas, como transtornos mentais.

Com esse cuidado, será possível aproveitar a brisa, fugir do vício e, o melhor, sem medo de ter overdose!