Maconha e ansiedade: ajuda ou atrapalha?
Você já ouviu dizer que maconha e ansiedade são aliadas? Ou que a erva pode aumentar ainda mais os sintomas?
A verdade é que esse ainda é um assunto controverso e divide bastante opiniões… Mas, a boa notícia é que a ciência nunca mente!
Por isso, nesse conteúdo, vamos te dizer se maconha e ansiedade podem se juntar ou não, com base em estudos sobre o tema. Boa leitura!
Leia também:
Qual a relação entre maconha e ansiedade?
A relação entre maconha e ansiedade vem sendo analisada pelos cientistas há anos e, com alguns estudos, foi possível concluir que o tratamento com a cannabis proporciona ótimos efeitos às pessoas com transtorno de ansiedade.
De acordo com pesquisas publicadas na Frontiers in Psychiatry, a cannabis medicinal ajuda a aliviar os sintomas da ansiedade generalizada, por conta dos seus efeitos relaxantes.
Além disso, um estudo publicado na Revista Brasileira de Psiquiatria ainda demonstrou que o CDB possui efeitos ansiolíticos, capazes de reduzir os sintomas de ansiedade e promover maior qualidade de vida aos pacientes.
Como funciona o tratamento da ansiedade com a cannabis?
O canabidiol é a substância utilizada no tratamento da ansiedade, presente na maconha e capaz de reduzir os quadros ansiosos, promovendo a sensação de relaxamento no corpo.
Isso acontece, pois o CDB consegue interagir com os receptores de canabinoides no sistema endocanabinoide (SEC) do corpo — responsável por regular funções como humor e resposta ao estresse.
Contudo, no Brasil, **esse continua sendo um **tratamento alternativo!
Ou seja, o médico deve demonstrar que o paciente não reage a outras medicações e precisa realmente da substância para obter o alívio dos sintomas.
Além disso, os medicamentos apenas são adquiridos se o paciente possuir receita médica, com todas as informações necessárias, incluindo dosagem e tempo do tratamento.
Lembrando que mesmo que tenha relação entre maconha e ansiedade, seu uso recreativo continua sendo proibido no Brasil!
Outros tratamentos indicados para a ansiedade
Se você não pode ter acesso ao tratamento com canabidiol, saiba que existem outras formas de obter o alívio nos sintomas da ansiedade:
-
Busque ajuda de um psicólogo;
-
Faça atividades físicas regularmente;
-
Pratique técnicas de relaxamento, como meditação;
-
Mude seu estilo de vida, dormindo mais tempo e melhorando a alimentação;
-
Aprenda a identificar os gatilhos de ansiedade e adote práticas de gerenciamento de estresse.
E você? Já conhecia essa relação entre maconha e ansiedade? Compartilhe com um amigo!