Maconha: o que é verdade e mentira sobre a erva?
Todo mundo sabe essa verdade: a maconha é um dos principais alvos das fake news.
Desde a década de 70, são criados mitos em relação à erva, impedindo que vários países consigam regular seu consumo — necessário para todo o mercado.
Sem falar que esses mitos causam desconfortos nas famílias e entre grupos de amigos. Até porque, ninguém quer que seu filho queime os neurônios… Mas, será que isso realmente acontece?
Continue lendo esse conteúdo e descubra se isso é verdade ou é apenas mais um mito relacionado a maconha!
Leia também:
-
Maconha e exercícios físicos: efeitos da maconha no desempenho esportivo e recuperação muscular
-
Maconha e produtividade: fumar maconha atrapalha o desempenho no trabalho?
1. Maconha causa overdose
Mito!
O Conselho Federal de Medicina (CFM) já confirmou não haver evidências de que a maconha possa causar overdose e o óbito do usuário.
Ainda que possua alguns efeitos negativos, se consumida em excesso, a erva é mais leve que outras drogas e não provoca os sintomas causados pela overdose, como perda de consciência e alteração dos batimentos cardíacos.
2. Maconha abre portas para outras drogas
Mito!
Uma das maiores mentiras em relação à maconha é que a erva incentiva o usuário a procurar por drogas mais fortes, especialmente quando o corpo desenvolve tolerância à substância.
Contudo, não existe nenhuma evidência científica capaz de comprovar que a maconha gera uma reação química no organismo que cause o desejo por drogas mais fortes.
3. Maconha pode queimar os neurônios
Mito!
Médicos já afirmaram que a maconha não queima os neurônios!
Esse mito iniciou nos anos 70, após um estudo científico realizado em macacos constatar que os animais sofreram uma redução volumétrica do cérebro — diante disso, concluíram que a maconha queimou os seus neurônios.
No entanto, pesquisas posteriores não conseguiram alcançar os mesmos resultados. Pelo contrário, estudos mais recentes mostraram que ratos que recebem fitocanabinoides apresentaram uma melhora da plasticidade cerebral.
4. Maconha é mais prejudicial que o cigarro
Mito!
Segundo a OMS, mais de 8 milhões morrem anualmente em razão do consumo de cigarro, enquanto não há evidências de mortes causadas pela maconha. Na verdade, a planta nem mesmo pode causar overdose em seus usuários.
Além disso, a nicotina (presente no cigarro) causa vício em 90% dos usuários. Enquanto o risco de vício da maconha é de apenas 9% — estando mais associado a fatores pessoais e psicológicos, do que com a erva.
Compartilhe com seus amigos e familiares, desmistificando essas fake news sobre a maconha!