Quando começou a criminalização da maconha?
A criminalização da maconha começou há quase cem anos, mas somente agora estamos começando a avançar — e permitir que tratamentos medicinais sejam aproveitados.
Mas, você já parou para pensar como a erva deixou de ser uma substância medicinal para uma droga proibida?
Neste artigo, vamos te contar a história da criminalização da maconha no mundo e no Brasil. Continue lendo para saber mais!
Leia também:
-
Qual foi o impacto da legalização da maconha em outros países
-
Como a indústria da cannabis está impactando a economia global?
Quando começou a criminalização da maconha?
Desde a antiguidade, a maconha é usada para diferentes fins medicinais, principalmente no tratamento de dores. A erva até mesmo participava de rituais religiosos!
Esse cenário começou a mudar em 1920, nos Estados Unidos, com a famosa Lei Seca. Com a proibição de produção e comercialização de bebidas alcoólicas, muitas pessoas recorreram à maconha.
Naquela época, a erva não era muito popular entre o povo americano, ficando restrita entre as comunidades mexicanas no país.
No entanto, além de ganhar fama, a maconha acabou ficando na mira do chefe da Divisão de Controle Estrangeiro do Comitê de Proibição, Henry Anslinger, que estava em uma “missão pessoal” contra as drogas.
Assim, ele se aproveitou de boatos de que a erva induzia promiscuidade e ao crime para iniciar sua perseguição.
Inclusive, com o retorno do álcool, o Federal Bureau of Narcóticos (Departamento Federal de Narcóticos) foi criado para combater o uso de cocaína e ópio. Com Anslinger na chefia, a maconha entrou na lista de substâncias proibidas.
Por que a maconha foi criminalizada ao redor do mundo?
O interesse de Henry Anslinger em combater a maconha pode ir além da busca contra as drogas. Na verdade, há suspeitas de envolvimento de indústrias, como o setor farmacêutico.
Afinal, a maconha sempre foi usada para fins medicinais, o que colocaria em risco medicamentos recém descobertos, como a aspirina.
Além disso, a indústria de cânhamo, uma fibra obtida da Cannabis, estava ganhando força e produzindo diferentes produtos, como tecidos, papel, cordas, resinas e combustíveis.
A ineficácia da Lei Seca também pode ter influenciado essa criminalização da maconha, visto que os Estados Unidos precisam realocar seu pessoal para o setor. Por isso, o Departamento Federal de Narcóticos foi criado.
Ainda que esses movimentos tenham ocorrido no país norte-americano, sua influência mundial fez com que outras nações seguissem esse mesmo caminho, inclusive o Brasil.
Como ocorreu a criminalização da maconha no Brasil?
Influenciada pelos Estados Unidos, a criminalização da maconha chegou ao Brasil também na década de 1920.
Inclusive, em um evento realizado em Genebra, a erva foi descrita como “mais perigosa que o ópio”, por Pedro José de Oliveira Pernambuco Filho, representante nacional do Brasil.
Desse modo, em 1933 ocorreu a primeira prisão por comércio da erva, no Rio de Janeiro — um dos estados que havia dado início ao processo de criminalização da maconha.
Ainda não conhecia essa história? Compartilhe com seus amigos que vão gostar de saber!