Origem da maconha: qual é a história da erva mais famosa do mundo?
Você já olhou para sua erva e pensou: qual é a origem da maconha?
Muitos pesquisadores já tiveram essa dúvida e, por meio de estudos, conseguiram descobrir que a cannabis é mais antiga do que Cristo!
Agora você ficou curioso para saber a origem da maconha, né? Então, venha conosco nesse conteúdo para saber quando surgiu a erva e como ela chegou em nosso país!
Leia também:
Qual a origem da maconha no mundo?
Segundo uma pesquisa divulgada pela revista Science Advances, as primeiras raízes da Cannabis sativa surgiram no noroeste da China, no início do período neolítico. Isso significa que desde 7 mil A.C. a erva já existia!
Lembrando que a Cannabis sativa é uma das plantas usadas na fabricação da maconha e do cânhamo. Então, temos a origem da maconha no mundo!
Para que servia a maconha?
Por mais que a pesquisa tenha identificado a origem da maconha, não está claro como os povos antigos usavam a erva. Afinal, a planta possui tanto fins medicinais como recreativos — os quais são aplicados até os dias atuais.
No entanto, outros estudos revelam como os povos antigos usavam a maconha.
Por exemplo, um artigo publicado no jornal arqueológico da Universidade de Tel Aviv demonstrou que a **erva era usada em **rituais religiosos praticados pelos judeus.
Além disso, civilizações que viveram por volta de 2.700 A.C. usavam a cannabis para o tratamento de dores articulares. Escrituras hindus também revelam a prática medicinal pelo povo indiano.
Ou seja, enquanto hoje proibimos o consumo da maconha e restringimos ao máximo o acesso à planta mesmo para fins medicinais, as populações antigas aproveitavam os seus benefícios.
Como a maconha chegou ao Brasil?
Você sabia que a maconha era chamada no Brasil de fumo-de-Angola? Esse nome é porque foram as pessoas escravizadas da África que trouxeram a erva para o país.
Aos poucos, seu uso se disseminou entre a população negra e indígena, que passou a cultivá-la em solo brasileiro.
Durante centenas de anos, seu uso se tornou cada vez mais comum, principalmente para fins medicinais — com grandes avanços na Índia, após a colonização dos franceses.
Contudo, na década de 20, a maconha começou a ser categorizada como uma vilã, iniciando uma perseguição policial contra os seus usuários, que, relembramos, eram majoritariamente negros…
Já conhecia a história da origem da maconha? Compartilhe com seus amigos!