Cannabis e música: a relação entre erva, criatividade e estilos musicais
Você sabia que a cannabis e a música estão conectadas?
Não estamos falando somente sobre o reggae, mas de ritmos mais antigos e até mesmo de experiências sensoriais!
Neste artigo, vamos te mostrar como a cannabis influenciou a música e a criatividade através dos tempos e como essa conexão continua presente até hoje.
Leia também:
- Origem da maconha: qual é a história da erva mais famosa do mundo? – Slow Burning
- História do 4:20: por que esse é o horário da maconha? – Slow Burning
Qual a relação entre cannabis e música?
A relação entre cannabis e música é mais antiga do que você imagina!
Afinal, a erva já esteve presente em rituais tradicionais e movimentos culturais, sendo associada a momentos de expressão artística e funcionando como elemento simbólico.
Essa ligação entre cannabis e música é marcada por fatores como:
Mudança da percepção temporal
Muitos músicos e ouvintes contam que a cannabis altera a forma como o tempo é percebido, tornando a experiência musical mais imersiva.
Assim, você consegue sentir a melodia, batida e harmonia da música de forma mais intensa, vivendo realmente aquele momento.
Aumento da criatividade
A cannabis não cria talento, mas pode estimular a criatividade para algumas pessoas, pois altera o humor e a percepção da realidade — influenciando o processo criativo das músicas.
Inclusive, vários artistas já relataram que usam a maconha para quebrar padrões e buscar novas formas de expressão.
Identidade sonora de ritmos
A erva possui impacto na construção da identidade sonora de alguns gêneros musicais, como o reggae e o jazz.
Inclusive, tanto Bob Marley quanto Louis Armstrong foram usuários conhecidos da maconha e figuras importantes no desenvolvimento e popularização desses estilos.
Artistas que marcaram a relação entre cannabis e música
Seja trazendo a erva como inspiração para composições ou a transformando como símbolo dos seus movimentos: muitos artistas ajudaram a construir a relação entre cannabis e música.
Contudo, esses nomes foram o que mais se destacaram ao longo da história:
- Bob Marley: para o cantor jamaicano, a erva não era somente recreativa, mas um elemento espiritual no movimento rastafári. Assim, suas músicas transformaram a cannabis em símbolo de paz, liberdade e resistência cultura;
- Louis Armstrong: o trompetista dizia que a erva ajudava a relaxar e a ampliar a criatividade, principalmente na improvisação;
- Snoop Dogg: o rapper consolidou a erva como parte da sua imagem pública, transformando-a em um símbolo do gênero hip hop e da sua carreira artística.
Esses são somente alguns nomes que marcaram a história da cannabis e música, mas muitos outros cantores e artistas já defenderam publicamente a legalização da erva!
Não conseguia essa relação entre cannabis e música? Compartilhe com um amigo que é artista ficar ligado!