Representatividade Cannabis: Conheça 5 personalidades influentes brasileiras essenciais na luta contra a descriminalização

A cultura canábica está ganhando cada vez mais espaço no Brasil na luta pela desconstrução do preconceito. Com rostos, vozes e vivências, personalidades influentes do nosso país têm quebrado tabus ao longo dos anos, mostrando que a Cannabis pode ser um caminho consciente para o bem-estar, uma vida mais saudável e mais prazerosa para todos. Que tanto para uso recreativo ou medicinal, a liberdade do poder de escolha está em nós e deve ser respeitado. Confira a seguir 5 personalidades brasileiras importantes na cena canábica nacional, que são motivo de inspiração.

Rita Lee

A lendária cantora e compositora brasileira, nos deixou esse ano(2023), e era uma defensora implacável na luta pela descriminalização e legalização da planta, onde fazia questão de promover a conscientização sobre os benefícios terapêuticos e recreativos da cannabis. Em relato surpreendente, declarou o quanto o uso do óleo foi benéfico no seu tratamento de Escoliose Galopante, sendo o responsável por fazê-la andar normalmente sem qualquer dor.

Fernando Gabeira

Jornalista, escritor e político brasileiro, Fernando Gabeira também se destacou como defensor da regulamentação da planta e acredita que essa é a melhor solução para combater o tráfico e promover a saúde pública. Concorreu à presidência duas vezes, sendo eleito deputado federal por três vezes sucessivamente, a última em 2006.

Indo em prol da descriminalização, Gabeira foi e continua sendo um importante porta-voz da causa frente ao Congresso Nacional. Militante há quase três décadas, é autor de dez livros, entre eles,"A Maconha"(2022).

Gabriela Prioli

A advogada criminalista, comentarista política e apresentadora de televisão Gabriela Prioli tem sido uma voz importante na discussão sobre a legalização da cannabis. Influente nos diversos segmentos, por meio de argumentos embasados, tem promovido a conscientização sobre os benefícios econômicos e sociais que a legalização da planta pode trazer ao Brasil levando a um debate consciente, sério e esclarecedor.

Betty Faria

Atriz global respeitada por gerações com mais de 60 anos de carreira na televisão, Betty Faria em entrevista épica realizada no programa do Bial em 2016, declarou que sempre fumou maconha e ainda desmistificou a ideia que os usuários tenham perda de memória. Além disso, ao tratar o assunto de forma leve e descontraída, pontuou que isso nunca foi motivo de qualquer problema e que não considera a erva como uma droga. Apesar da atriz não ser uma ativista direta da causa, seu posicionamento pela liberação na época, aos 75 anos, colaborou fortemente para uma reflexão necessária, onde repercute até hoje.

Viviane Sebola

Empreendedora, CEO e fundadora da Dr. Cannabis, startup referência no mercado brasileiro de cannabis medicinal, Viviane Sebola é reconhecida como uma das 50 mulheres mais influentes do mercado mundial da cannabis, pela revista High Times é responsável por criar uma plataforma digital que conecta pacientes e médicos no tratamento com cannabis medicinal, promovendo suporte completo para quem precisa da liberação da Anvisa.

Conclusão

Cada uma dessas personalidades tem sua própria jornada e perspectiva em relação à cannabis, assim como cada um de nós tem a sua experiência com a erva. Saber respeitar e valorizar a diversidade de opiniões e experiências nesse contexto é essencial para que juntos, pessoas públicas e anônimas, consigamos influenciar de forma positiva o nosso meio e assim, avançar, em direção a uma sociedade mais informada, consciente e inclusiva no que diz respeito à cannabis e seus benefícios.

Gostou desse artigo? Já sabia desses nomes influentes na cena? Tem algum nome relevante que você gostaria de compartilhar com a gente? Deixe o seu comentário.