Cannabis pode me deixar mais criativo? Descubra!

Cannabis pode me deixar mais criativo? Descubra!

Será que a Cannabis pode me deixar mais criativo?

Essa é uma dúvida bastante comum entre os usuários, especialmente aqueles que precisam da criatividade com frequência.

Para responder essa pergunta, selecionamos abaixo alguns estudos que tentaram chegar a conclusão de se a cannabis pode me deixar mais criativo ou não. Aproveite!

Leia também:

Afinal, a Cannabis pode me deixar mais criativo?

Vamos conhecer dois estudos que buscaram encontrar essa resposta:

Pesquisa holandesa

Em 2014, um grupo de estudos da Holanda realizou uma pesquisa com 53 participantes, dividindo-os em três grupos, em que um recebeu um cigarro com 22 mg de THC, para outro foram entregues cigarros com 5,5 mg de THC e para o último, um placebo.

Após isso, os pesquisadores designaram a esses grupos duas tarefas: “pensar no maior número possível de usos para uma caneta” e encontrar a ligação entre as palavras “tempo”, “cabelo” e “alongamento”.

Ao final, perceberam que o primeiro grupo mal conseguiu realizar suas tarefas, que o segundo grupo apresentou resultados razoáveis e que as descobertas feitas pelo último grupo eram as mais coerentes.

Em outras palavras: a pesquisa concluiu que a cannabis não estimulou a criatividade dos participantes. Pelo contrário, atrapalhou o processo de busca por soluções.

Pesquisa norte-americana

Outra pesquisa mais recente, realizada em 2023 por uma equipe da Universidade de Washington, chegou a uma conclusão semelhante.

Nesse caso, eles convidaram usuários ocasionais da droga para realizar um exercício de pensamento divergente, que envolvia pensar em diferentes formas de usar um tijolo.

Para sua pesquisa, o grupo contou com 191 participantes, sendo que uma parte iniciou a tarefa 15 minutos após usar cannabis, enquanto a outra estava sem a droga há mais de 12 horas.

Além disso, os pesquisadores pediram que os participantes avaliassem os seus níveis de felicidade e alegria antes de fazer a atividade. Após cumprir a tarefa, eles precisaram avaliar suas produções criativas.

O resultado? Basicamente, no grupo que havia fumado a cannabis antes da tarefa os níveis de felicidade e alegria eram maiores do que no outro. Além disso, as percepções sobre a criatividade das suas ideias também eram maiores.

No entanto, seus resultados não eram mais significativos.

Desse modo, a pesquisa concluiu que a cannabis afeta o humor e a maneira como os usuários enxergam suas produções — considerando-as, naquele momento, geniais e as mais criativas do mundo — mas sem necessariamente afetar seus resultados criativos.

Então a Cannabis pode me deixar mais criativo?

Segundo os estudos acima, a cannabis não afeta a criatividade dos seus usuários, apenas seu humor e percepção da realidade.

Em verdade, seu consumo pode até mesmo atrapalhar seus resultados e prolongar o processo de produção de soluções e ideias.

Mas, e você? Se sente mais criado durante a brisa?