Cannabis e gravidez

Cannabis e gravidez: quais são os efeitos e indicações?

Pouco se fala da relação entre a cannabis e gravidez…

Contudo, alguns estudos recentes demonstram que, assim como o cigarro, a maconha também pode causar alguns riscos ao desenvolvimento do bebê.

Por conta disso, reunimos nesse conteúdo os principais efeitos da cannabis e gravidez, para as mamães ficarem atentas e tomarem a melhor decisão para os seus filhos. Boa leitura!

Leia também:

 

Quais são os riscos da cannabis e gravidez?

Pesquisas recentes geraram um alerta sobre a relação entre a cannabis e gravidez: os riscos da maconha para o desenvolvimento do bebê.

Um estudo realizado pela Universidade de Utah, por exemplo, indicou que a exposição à droga gera um risco 1,5 vez maior de problemas gestacionais — 26% das grávidas que utilizavam a maconha sofreram algum problema de saúde, contra 17% das que não usavam.

A pesquisa foi publicada na revista Jama, da Associação Norte-Americana de Medicina, e reuniu mais de 9 mil grávidas dos Estados Unidos, medindo com precisão os efeitos da cannabis e gravidez.

No entanto, os pesquisadores também ressaltaram a importância de mais estudos sobre o tema, visto que pesquisas anteriores não conseguiram encontrar uma relação — mas também não garantiram a segurança no consumo.

 

E a cannabis na maternidade?

Enquanto a cannabis e gravidez ainda é um assunto um pouco polêmico, o uso da maconha entre as mães após o nascimento dos filhos mostra alguns benefícios.

Inclusive, muitas mamães seguem as recomendações dos médicos, evitando fumar a maconha na gestação e enquanto amamentam, mas retornam o hábito depois.

Até porque, ser mãe não é fácil e essa pode ser uma forma de relaxar, aliviando a ansiedade e conseguindo lidar com toda pressão diária imposta pela maternidade — e pelo trabalho, família, vida pessoal…

Enfim, retomar o hábito de fumar após seu filho nascer pode ter ajudá-lo a encarar todo esse processo de adaptação. O importante é evitar a interação do bebê com o fumo, promovendo um ambiente saudável para todos.

Então, não se preocupe, mamãe, que logo, logo você poderá voltar a consumir sua maconha.

Mas, por via das dúvidas, suspenda durante a gestação e siga as orientações do seu médico, tudo bem?

Compartilhe esse conteúdo com outra mamãe que deseja saber a relação entre a cannabis e gravidez!