Maconha e insônia: tem relação?
Afinal, a relação entre maconha e insônia é realmente benéfica ou pode, em alguns casos, atrapalhar o sono?
Como um dos efeitos mais conhecidos da cannabis é justamente a sensação de relaxamento e sonolência, muitas pessoas acreditam que seu uso é sempre recomendado para quem sofre com distúrbios do sono.
De fato, há uma relação positiva entre maconha e insônia, mas você deve estar atento a alguns cuidados importantes para garantir que o efeito seja realmente benéfico para o sono. Venha conosco para entender!
Leia também:
-
Maconha e dor crônica: como a planta virou a esperança de milhares de – Slow Burning
-
Cigarro x Maconha: O que a ciência diz sobre os impactos no pulmão? – Slow Burning
Tem relação entre maconha e insônia?
Mesmo quem nunca experimentou sabe que um dos efeitos mais comuns da maconha é o sono, pois a substância ajuda a relaxar a mente e o corpo.
Mas será que isso significa que é indicada para pessoas com distúrbios do sono?
Estudos apontam que sim!
A relação entre maconha e insônia existe por conta do THC (tetra-hidrocanabinol) , o principal responsável pelos seus efeitos psicoativos, que também provoca o sono. Afinal, esse composto promove uma sensação de relaxamento.
Inclusive, uma pesquisa realizada entre a Universidade do Sul da Califórnia e a Universidade de Boston, encontrou evidências que em pessoas com depressão e/ou ansiedade com problemas de sono preexistentes, ela pode melhorar o sono.
Além disso, outro estudo apontou que 60% dos participantes deixaram de ser classificados como insones clínicos após 2 semanas de uso do óleo de cannabis.
Os níveis de melatonina à meia-noite também aumentaram em 30% entre o grupo que usou o óleo de cannabis.
Portanto, há comprovações científicas que a relação entre maconha e insônia é positiva!
A maconha pode causar insônia?
A relação entre maconha e insônia pode ser benéfica, mas exige alguns cuidados.
Afinal, o consumo frequente e com doses elevadas pode causar alterações nos seus padrões de sono, como a diminuição da quantidade sono REM e sonhos mais vívidos.
Além disso, esses hábitos negativos podem prejudicar a higiene do sono, fazendo com que você tenha dificuldade para dormir.
Portanto, consuma com moderação e evite os efeitos negativos.