Como a cannabis chegou no Brasil? Conheça a história!
Você sabia que a cannabis chegou ao Brasil muito antes de qualquer debate sobre legalização ou proibição?
A história da planta com nosso país é bastante antiga e já enfrentou várias fases até, finalmente, começar a ter sua importância (novamente) reconhecida.
Quer saber como a verdinha chegou em terras brasileiras e qual foi seu caminho até agora? É só continuar rolando esse conteúdo até o final!
Leia também:
- Origem da maconha: qual é a história da erva mais famosa do mundo? – Slow Burning
- Quando começou a criminalização da maconha? – Slow Burning
Como a cannabis chegou no Brasil?
A cannabis chegou às terras brasileiras entre os séculos XVI e XIX, trazido pelos africanos escravizados que usavam a planta em rituais, práticas medicinais e no cotidiano.
Inclusive, a erva antigamente era chamada de fumo de angola e usada pelos escravizados para manter a conexão com sua terra natal.
Aos poucos, a planta começou a se popularizar tanto entre os portugueses, que instituíram o plantio do cânhamo e começaram a levá-la para outros países, quanto entre os indígenas, que usavam a cannabis como fumo.
Com o passar dos anos, a cannabis também se tornou objeto de estudo. Assim, no século XIX e no início do XX, era vendida livremente em farmácias brasileiras.
Naquela época, a sua composição era usada na fabricação de remédios com diferentes indicações, incluindo asma, insônia e até sintomas de gripe.
Contudo, em 1938 a Cannabis foi classificada como substância entorpecente no Brasil, pelo Decreto-Lei nº 891. Com isso, seu uso foi proibido e qualquer associação com a planta passou a ser criminalizada.
O problema é que isso afetou totalmente a visão medicinal que existia sobre a planta, gerando um tabu que demorou anos para começar a ser quebrado.
Como anda a relação da cannabis com o Brasil hoje?
Não podemos negar que a relação do Brasil com a cannabis evoluiu (positivamente) bastante desde 1938, quando passou a ser considerada entorpecente e ter sua venda proibida.
Afinal, atualmente você já consegue comprar remédios à base da planta, ainda que de forma restrita, e até mesmo plantar a erva em sua casa, desde que para fins medicinais e cumpridos os requisitos necessários.
Mais recentemente, até o porte da erva foi descriminalizado, o que vem contribuindo cada vez mais para reduzir o tabu criado sobre ela.
Sem falar nos avanços medicinais, os quais vêm demonstrando que a cannabis contribui para o tratamento de inúmeras doenças, como:
- Epilepsia Refratária;
- Esclerose Múltipla;
- Doença de Parkinson;
- Dor Crônica e Neuropática;
- Ansiedade e Depressão;
- Insônia.
Além disso, agora em 2026 a Anvisa publicou a regulamentação que permite o cultivo da planta para fins medicinais e de pesquisa, o que representa um marco histórico para o país.
No entanto, ainda falta muito para avançarmos para uma sociedade livre de tabus, preconceitos e restrições contra o movimento verde. Concorda?