Canabidiol para autismo: benefícios para o tratamento

Canabidiol para autismo: benefícios para o tratamento

Você conhece os benefícios do canabidiol para autismo?

Com o avanço das pesquisas em relação à cannabis medicinal, cada vez mais a medicina vem identificando os impactos positivos da substância para diferentes doenças.

Entre essas condições, está o Transtorno do Espectro Autista (TEA), cujos sintomas podem ser aliviados através do tratamento com canabidiol. Continue conosco nesse conteúdo e saiba mais!

Leia também:

 

Quais são os benefícios do canabidiol para autismo?

Os impactos do tratamento com canabidiol para autismo já foram identificados por diferentes estudos realizados ao redor do mundo. Veja abaixo alguns resultados:

  • Melhora da interação social e de sintomas como insônia e TDAH (estudo publicado na Elsevier, em 2018);

  • Melhora da comunicação social, linguagem, comportamento repetitivo e ainda diminuição no número de convulsões (estudo chileno);

  • Melhora da inquietação, ataques de raiva, agitação, problemas de sono e deficiência de fala (estudo de Israel).

Ou seja, o canabidiol para autismo pode proporcionar maior qualidade de vida aos pacientes, diminuindo sintomas que impactam diretamente seu convívio social e bem-estar pessoal.

Mesmo com pesquisas mostrando esses impactos positivos, essa linha de estudo ainda precisa avançar e obter dados mais concretos em relação aos benefícios da cannabis para pessoas com TEA.

Além disso, é preciso um avanço entre os médicos, incentivando esses profissionais a buscarem mais informações sobre o canabidiol para autismo e outras condições, possibilitando o acesso de mais pacientes a esses tratamentos.

 

Para quem é indicado o tratamento com canabidiol?

O tratamento com canabidiol para autismo apenas é recomendado para pacientes que não reagem às medicações tradicionais.

Portanto, **a cannabis medicinal continua sendo uma **forma alternativa de tratamento, sendo necessário também considerar outras variáveis, como contexto terapêutico e adaptação do paciente à substância.

Inclusive, o tratamento deve ser prescrito por um médico especialista, que determine a dose indicada para o quadro do paciente.

 

É possível conseguir autorização para o uso do canabidiol no Brasil?

**A cannabis medicinal é **permitida no Brasil, desde que o paciente possua uma autorização especial.

Contudo, o processo está bem mais simples atualmente: você consegue obter essa autorização através do site da Anvisa!

Para isso, é necessário comprovar a indicação médica expressa para o tratamento, a qual deve indicar: dosagem do produto, frequência e tempo de uso.

Com a autorização em mãos, você pode adquirir os produtos nas farmácias, caso sejam vendidos no Brasil. Para realizar a importação das substâncias com canabidiol, é necessário outro tipo de autorização!

Compartilhe os impactos do canabidiol para autismo com quem precisa ficar ligado!