Legalização na ponta da língua: 10 argumentos inteligentes para você utilizar com os opositores

A legalização da maconha tem sido um tema amplamente debatido em diversas sociedades ao redor do mundo. Polêmico, o tema envolve discussões acaloradas entre usuários da erva e opositores. Segundo estatísticas internacionais, 158,8 milhões de pessoas em todo o planeta fumam maconha, o que representa mais de 3,8% da população mundial. (Fonte:Nações Unidas)

Por mais que o número de apreciadores da cannabis seja relativamente alto, podemos notar entre grande parte dos brasileiros, uma opinião contrária à legalização tanto para uso medicinal quanto para recreativo, é o que mostra uma importante pesquisa realizada pelo Instituto Paraná feita em 26 Estados e no Distrito Federal onde apontou que 64,6% se opõe à decisão.

Diante a esse cenário de conservadorismo exacerbado, preconceito e falta de informação, saber dialogar sobre a situação abertamente com fatos inteligentes é o primeiro passo para ter atenção das pessoas, fazendo com que reflitam e reconsidere seus posicionamentos.

A seguir, confira 10 argumentos inteligentes que podem ser apresentados para defender a legalização da maconha junto aos opositores:

 

1) Benefícios medicinais

A maconha possui propriedades terapêuticas comprovadas, como o Canabidiol sendo usada no tratamento de diversas condições médicas, como epilepsia, doença de Parkinson, Alzheimer, dores crônicas como Fibromialgia e náuseas causadas por quimioterapia, assim como em problemas relacionados à saúde mental como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, entre outros.

 

2) Uso mais seguro

Com a legalização, é possível implementar regulamentações de qualidade, controle de dosagem e informações sobre potência, garantindo um uso mais seguro em comparação com o mercado ilegal.

 

3) Redução da criminalidade

A legalização da maconha tira o poder econômico das mãos do mercado ilegal, reduzindo o envolvimento de organizações criminosas e o tráfico de drogas associado, contribuindo para uma sociedade mais segura.

 

4) Aumento da arrecadação de impostos

A regulamentação da cannabis permite a taxação da indústria, gerando receitas significativas que podem ser direcionadas para investimentos em áreas como saúde, educação e segurança pública.

 

5) Prevenção do uso por menores

Com a regulamentação, é possível estabelecer restrições de idade efetivas, dificultando o acesso de menores à maconha, protegendo sua saúde e bem-estar.

 

6) Promoção do turismo

Em locais onde a maconha é legalizada, há um potencial aumento de turistas, impulsionando a economia local e gerando empregos nos setores de hospedagem, gastronomia e turismo.

 

7) Pesquisas científicas mais aprofundadas

Com a legalização, há mais facilidade para conduzir pesquisas científicas sobre a maconha e seus efeitos. Isso contribui para a produção de evidências e conhecimento mais avançado sobre a planta, aumentando as possibilidades de descobertas benéficas à humanidade.

 

8) Redução do uso de substâncias mais nocivas

Ao disponibilizar a cannabis de forma legal, é possível desencorajar o consumo de substâncias mais perigosas e aditivas, como, por exemplo, o álcool. Vale ressaltar que o consumo de álcool é responsável por mais de 300 mil mortes anualmente nas Américas. Em pesquisa feita em 30 países, o Brasil ocupa a segunda posição em mortes, com 24,8%.(Fonte: Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial da Saúde).

 

9)Redução da corrupção

A legalização da maconha diminui as oportunidades de corrupção associadas ao mercado ilegal, já que a produção e a venda são regulamentadas e fiscalizadas pelo Estado.

 

10)Respeito à liberdade de escolha

A legalização da maconha reconhece o direito individual de escolher o que consumir, desde que não prejudique terceiros. Isso fortalece a autonomia e a liberdade de cada cidadão.

 

Conclusão

A aceitação social só pode ser alcançada através da informação. Ao debater sobre a legalização com embasamento, respeito e segurança naquilo que está sendo dito, você estará colaborando para a construção de uma nova percepção da sociedade em relação à erva.

Lembre-se: qualquer pessoa está sujeita a mudar de opinião. Nada é definitivo. Tudo pode mudar, basta nos colocarmos em movimento em prol daquilo em que acreditamos.

Gostou desse artigo?Deixe a sua contribuição! Conversando com pessoas que desaprovam a legalização, qual o discurso mais falado por elas?Compartilhe aqui nos comentários e ajude a galera a ficar mais afiada nos argumentos.