Cultura sneakerhead: o que é o movimento?
A cultura sneakerhead transformou os tênis em símbolos de estilo, atitude e até de status.
Nessa comunidade, você não encontra somente colecionadores, mas pessoas apaixonadas por tênis, que conhecem cada história por trás dos modelos.
Se você ainda não conhece a cultura sneakerhead, venha conosco nesse conteúdo para entender o que é, onde surgiu e como fazer parte!
Leia também:
- Estilo streetwear: história, o que é e como usar
- Moletons estilosos: como combinar conforto e moda casual?
O que é a cultura sneakerhead?
A cultura sneakerhead é um movimento que reúne pessoas apaixonadas por tênis. Mas não qualquer tipo de par, e sim modelos exclusivos, colaborações de marcas famosas, relançamentos históricos e edições limitadas.
Portanto, um “sneakerhead” conhece a história por trás de cada par, valoriza o design e enxerga o tênis como uma peça de expressão pessoal.
Quais os tipos de cultura sneakerhead?
Os fãs da cultura sneakerhead podem ser divididos em grupos, como:
- Colecionador: tem dezenas (ou centenas) de pares, cuida muito bem dos tênis e, na maioria das vezes, nem usa os sapatos — principalmente os exclusivos ou de edições limitadas;
- Estilista: para esse grupo, os tênis são peça-chave do look e sempre combinam as roupas e demais acessórios com o par;
- Sneakernerd: sabe tudo sobre inspiração, detalhes técnicos, lançamentos e outras informações sobre os tênis. São os “nerds” do movimento.
Onde surgiu esse movimento?
A cultura sneakerhead surgiu nos Estados Unidos, tendo como marco principal o lançamento do Air Jordan 1, na década de 80. Esse foi um modelo criado por Michael Jordan em parceria com a Nike.
Nessa época, o hip hop estava em ascensão e os seus artistas passaram a adotar os tênis como parte do seu estilo, transformando o calçado em símbolo de identidade e resistência.
Desse modo, outras marcas começaram a ganhar destaque, como Adidas, fortalecendo ainda mais o movimento.
Como fazer parte dessa cultura?
Entrar para o universo sneakerhead não exige uma coleção milionária! Afinal, o foco desse movimento não é necessariamente o consumo, mas a paixão por tênis.
Portanto, você consegue fazer parte dessa cultura mesmo sem ter uma coleção gigantesca, é só seguir esses passos:
- Conhecer as histórias: pesquise sobre marcas, modelos icônicos, tendências da área e a história do movimento.
- Acompanhe os lançamentos: siga marcas famosas e lojas especializadas para ficar por dentro das novidades;
- Trocar ideia com a comunidade: participe de fóruns, grupos online ou eventos para aprender mais sobre a cultura e compartilhar experiências;
- Compre um tênis: comece com um modelo que combine com seu estilo e expresse sua identidade. Esse será o início de uma nova jornada!
- Cuide dos seus pares: sneakerhead de verdade valoriza conservação, manutenção e até customização dos tênis. Então, esteja preparado para transformar esse cuidado em uma rotina.
Mais do que moda, a cultura sneakerhead é sobre identidade, conexão e expressão.
Sabe o que combina com esse movimento? Os produtos da Slow Burning! Complete o seu look com moletons, camisas, bonés e outros acessórios super estilosos.